quinta-feira, novembro 01, 2007

O menino infeliz

Em tempos que já lá vão, numa aldeia muito pequena vivia uma família muito feliz. O menino que fazia parte dessa família tinha uma irmã e o seu pai era casado com uma mulher muito bonita, mas muito má. No entanto, o menino e a sua irmã não faziam ideia de que a sua madrasta fosse má.
Certo dia a madrasta mandou-os apanhar laranjas e disse-lhes que o primeiro a chegar ganhava um prémio. Bem, o primeiro a chegar foi o menino. A madrasta, quando o viu, matou-o e cortou-o aos bocadinhos num panelão para fazer o jantar. De seguida a irmã dele chegou e perguntou à sua madrasta:
--Onde está o meu irmão?
--Ainda não chegou. Olha, eu vou pedir salsa à vizinha, mas não toques nesse panelão porque está a ferver.--informou-lhe a madrasta. A menina era muito curiosa, foi ver o que tinha no panelão,e quando viu o seu irmão cortado aos bocadinhos, largou-se a correr para a igreja. Na igreja, pediu a Nossa Senhora que lhe concedesse o milagre de voltar a ver o seu irmão e Nossa Senhora disse-lhe para ela guardar os ossos do irmão todos debaixo da sua cama, mas sem ninguém ver.
Chegou ao jantar, todos comeram menos a menina, quando acabaram de comer, ela foi guardar os ossos do irmão debaixo da cama. Ao amanhecer, o menino apareceu à frente da porta e a menina viu a sombra dele. A menina chamou o seu pai e a madrasta e foram todos ver o menino. O menino trazia consigo um cesto com três laranjas. A madrasta pediu-lhe:
--Dás-me uma laranjinha?
--Não, porque me mataste.--respondeu-lhe o menino.
--Dás-me uma laranja?--perguntou o pai dele. Ele respondeu-lhe:
--Não, porque me comeste. Por fim, a sua irmã perguntou-lhe:
--E a mim, dás-me uma laranja?
--Dou-te as três porque me salvaste.--respondeu-lhe o menino.

Sara Leal